(Tradução livre do artigo 5 Key Lessons That Journalists Learn From Twitter)
Twitter é uma ótima ferramenta de mídia social para jornalistas. Mas é fato que a grande maioria das pessoas não utiliza o Twitter para se informar. A boa notícia? O Twitter ensina valiosas lições que se aplicam ao jornalismo como um todo. Aqui estão cinco lições gerais que você pode aprender com seus hábitos de micro-mensagens.
1. Como conquistar a atenção das pessoas: como jornalista, você vai querer chamar o público para a sua história. Isso não significa necessariamente ser sensacionalista - mesmo se você estiver escrevendo um artigo sério e racional vai querer anunciá-lo com um bom título ou legenda. Por exemplo tweet do @ HuffingtonPost sobre a acidente com mineiros no Chile (Shhhh! Mineiros chilenos não revelam detalhes do calvário) procura buscar audiência sem apelar para o sensacionalismo.
2. Como buscar informaçöes: o Twitter faz um ótimo trabalho incentivando as pessoas a seguirem quantas outras quiserem. O site mostra abertamente quantas pessoas o usuário segue e quantas pessoas são seguidas por ele. Há ferramentas incorporadas que incentivam seguir ainda mais gente. O Twitter permite ao jornalista multiplicar infinitamente suas fontes misturando-as na timeline. Isso ajuda a não confiar demais em apenas uma fonte. Naturalmente, o jornalismo responsável exige fontes respeitáveis, mas o Twitter ensina ao jornalista o valor de se clicar em busca de mais informações ... aprende-se rapidamente que os maiores tesouros estão muitas vezes em camadas mais profundas.
3. Como citar informações: simples e fácil. O Twitter incentiva os jornalistas a citarem suas fontes, encorajando o uso do símbolo @ e a abreviatura RT nas mensagens. No Twitter, não há vergonha em acenar para outras pessoas nos seus tweets. Tanto quanto o jornalista deseja notícias inéditas, é sempre má ideia se apossar da criação de outros, dizendo ser sua.
4. Como incorporar multimídia: o Twitter introduz o jornalista no mundo da multimídia. Especialmente com o novo Twitter, é possível perceber como fotos, vídeos e clipes de áudio podem enriquecer um artigo ou mensagem.
5. Como ser agressivo: o trabalho como repórter rapidamente ensina a necessidade de se impor para obter a informação que precisa. Algumas vezes, terá que ir a lugares aos quais não pertence, mas se há um fato ou uma fonte que vai ajudar na sua história, você terá que ser agressivo. Alguns ainda podem argumentar que o Twitter permite esconder atrás da parede da internet, mas o site realmente incentiva a se envolver em conversas com estranhos. Responder a alguém que não conhece ou retuitar uma fonte com a qual não tem nenhuma conexão, incentiva o hábito de se envolver e entrar em conversas alheias.
Um comentário:
Lorena,
Que interessante este material! Estava pensando justamente em como "resumir" a discussão que venho tendo com alunos sobre essa relação redes sociais X jornalismo e essas cinco lições são realmente um ponto interessante para que nós, jornalistas e professores, possamos refletir sobre o que devemos (re)aprender. Obrigado pelo "toque" indireto.
Dario Brito
Prof. de Jornalismo - Universidade Católica de Pernambuco
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