Pesquisa realizada na Noruega mostrou como os jornalistas de lá têm utilizado o Twitter. Um em cada dois jornalistas noruegueses utilizam a ferramenta. O microblog serve principalmente para pesquisa, como inspiração para pautas, rede de contatos e para conexão com leitores. Foram ouvidos 132 jornalistas.
- Pesquisa (30%)
- Uso pessoal (29%)
- Inspiração para pautas (23%)
- Promoção (17%)
- Construir rede de contatos com outros jornalistas (15%)
- Buscar contatos com fontes e realizar entrevistas (13%)
- Buscar feedback de leitores (12%)
Esta certamente não é uma lista conclusiva. Por aqui, temos visto outros usos como cobertura de eventos, documentação, trocas de ideias, busca de feedback e cross media com rádio, tv e jornais. Até já vi jornalistas utilizando a ferramenta para contar palavras de uma matéria.
Sem falar nas seções dos jornais que publicam repercussões e comentários do Twitter sobre diversos assuntos.
Há outras possibilidades como projetos em conjunto, uma conta compartilhada para promover uma causa ou atingir públicos de nicho. Fizemos este exercício em um curso do Knight Center com ótimos resultados.
O Twitter pode ser considerado hoje a melhor plataforma para notícias atuais. Um espaço em que as diversas visões de mundo se encontram, em fluxo contínuo de atualização.
No final, trata-se de cada um encontrar a melhor utilidade, aquilo que lhe convém. Só não vale fazer da ferramenta uma fonte de angústia pelo volume de informação circulante. Afinal, tudo o que é realmente importante retorna em algum momento. Com o Twitter não é diferente.
Aos alunos de jornalismo, costumo dizer que podem até não gostar. Mas não podem ficar de fora.
Fontes http://bit.ly/am3vd7 e http://bit.ly/bNFWLz:
Um comentário:
Lorena, tudo bem?
Gostamos muito do blog e já estamos a seguir. Os textos são bem bacanas e a ideia também. Estamos na era do jornalismo 2.0 total. Parabéns!!! Voltaremos mais vezes. Somos dois jornalistas e também editamos um blog. O Alfandegário www.alfandegario.blogspot.com – é onde relatamos nossas experiências de viagem pela Europa e um pouco sobre a cultura, política, economia, estilo de vida e variedade dos países que estamos a visitar; especificamente a Irlanda, onde moramos. Não deixe de nos fazer uma visitinha!!! Abraços
Postar um comentário